Home Brasil Chegada de Vacinas contra Covid-19 Renova Esperança da População Riostrense.

Chegada de Vacinas contra Covid-19 Renova Esperança da População Riostrense.

Chegada da vacina Coronavac a Rio das Ostras-Divulgação..

Enfim chegou o tão esperado momento que renova a esperança de dias melhores para a população de Rio das Ostras. Um grande marco na história do Município que recebeu na tarde desta terça-feira, dia 19, as sonhadas vacinas contra a Covid-19 aprovadas pela Anvisa no início desta semana. Ao todo, 3400 doses da CoronaVac foram enviadas pelo Governo do Estado.

A expectativa e a ansiedade tomaram conta durante todo o dia para muitas pessoas, principalmente para os profissionais da Saúde atuantes na linha de frente no combate à Covid-19, que fazem parte do primeiro grupo prioritário a ser vacinado neste início de campanha, de acordo com as orientações e protocolos do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Chegada da vacina Coronavac a Rio das Ostras-Divulgação.

As vacinas chegaram por volta das 17h20 no Hospital Municipal, onde ficarão armazenadas neste período e, em seguida, as primeiras doses foram encaminhadas ao Pronto-Socorro, sendo um momento de muita emoção para toda a equipe da unidade.

O primeiro vacinado foi o médico cardiologista Getúlio Cabral, de 76 anos. Logo após foi a vez da coordenadora da Enfermagem do Pronto-Socorro e do Hospital de Campanha, Lucinéia Vieira, e da técnica em Enfermagem Silvia Ornelas, que marcaram esse momento com lágrimas de alegria e olhar confiante para o futuro.

“Não poderia ter emoção maior que essa. Sou o médico mais idoso de Rio das Ostras e hoje é um dia que marca a história da minha vida. Há um mês passei quatro dias no CTI e consegui sair sem sequelas da doença. Mas a vacina nos dá mais segurança para o futuro e a esperança de que as escolas, o comércio, as indústrias, tudo no país volte aos tempos de glória”, disse Dr. Getúlio.

Para Lucineia Vieira foi uma alegria a vacinação ter começado no Pronto-Socorro, onde a equipe trabalha desde março nesse combate, diretamente protegendo pessoas que até chegam a ser intubadas, sendo umas recuperadas e outras não. “Perdemos muitos pacientes e colegas para a Covid-19 e não tem como mensurar a emoção de estar a partir de hoje vacinando nossos profissionais da Saúde, que lutaram e continuam lutando contra esse vírus para salvar vidas”, completou a coordenadora da unidade.

PROCESSO DE IMUNIZAÇÃO – Hoje, cerca de 50 profissionais que estão de plantão no Pronto-Socorro foram imunizados e a partir desta quarta-feira, dia 20, a vacinação continua na unidade e outras. Essa primeira dose da vacina será aplicada em profissionais do Centro de Triagem, Hospital Municipal e Hospital de Campanha, e da UPA 24H. Também serão vacinados 28 idosos internados em Instituição de Longa Permanência do Município, a Casa de Repouso Esmeralda; e idosos da Residência Terapêutica, mais os profissionais que cuidam dessas pessoas, além de profissionais da Saúde que atuam em instituições privadas do Município. A segunda dose da vacina será aplicada dentro de 14 a 28 dias, após a primeira dose.

A secretária de Saúde de Rio das Ostras, Dra. Jane Teixeira, esteve presente na chegada das vacinas e falou com o Repórter Bruno Pirozi da ASCONTI, sobre a importância desse dia muito especial para nossos profissionais e toda a população Riostrense:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here