Home Brasil Guarda Municipal de Rio das Ostras-RJ Comemora 28 anos de Serviços Prestados...

Guarda Municipal de Rio das Ostras-RJ Comemora 28 anos de Serviços Prestados a População.

Instituição foi criada em 25 de agosto de 1994, por meio da Lei Municipal nº 105/1994

A Guarda Civil Municipal – GCM de Rio das Ostras completou 28 anos nesta quinta-feira, 25 de agosto. Para marcar a data e celebrar os avanços dessa trajetória, uma solenidade foi organizada no Teatro Popular, na Extensão Novo Rio das Ostras.

O evento contou com homenagem a servidores que se destacaram por relevantes serviços prestados. Também foram presenteados representantes de instituições parceiras que contribuíram para diversas ações da Secretaria Municipal de Segurança Pública.

Na ocasião, o secretário Municipal de Segurança Pública, Marcus Rezende, ressaltou a evolução e mudanças da Instituição em sua história. “Estou feliz de estar presente nos últimos cinco aniversários da GCM e de ter contribuído para os avanços obtidos nesta Gestão Municipal. Neste período, podemos destacar a queda do decreto que limitava a atuação dos agentes, a entrega de 24 veículos zero km, a conquista do Plano de Cargo, Carreira e Vencimentos, o videomonitoramento da Cidade e tantos outros”, contou.

O assessor executivo Bruno Valente representou o prefeito Marcelino Borba, que não pode estar presente.

“Parabenizo a Guarda pelo brilhante trabalho que exerce no Município. Como morador da Cidade há 30 anos, me sinto mais seguro em saber que a GCM está nas ruas trabalhando incansavelmente. Também acompanho a história da Instituição e é visível a evolução nos investimentos nestes últimos anos. O prefeito Marcelino está sempre atento às demandas da Segurança Pública”, falou o assessor executivo.

No decorrer dos seus 28 anos, além de guarnecer os próprios públicos municipais e realizar o auxílio e fiscalização de trânsito, a Guarda Civil Municipal vem exercendo outras atividades de relevância para o Município.

Atualmente são diversos departamentos com diferentes atuações: Corregedoria, Coordenadoria de Apoio a Eventos, Defesa Civil, Departamento de Desenvolvimento de Projetos e Convênios, de Manutenção, Grupamento de Operações Especiais- Goe, Grupamento de Ações com Cães, Integração e Prevenção Escolar, Ouvidoria, Trânsito e a Banda Carlos Roberto Abel Reis entre outros.

AVANÇOS- Nos últimos quatro anos, os investimentos na Instituição incluíram capacitações, treinamentos, além da aquisição de novas viaturas e de equipamentos de proteção – como coletes balísticos e armamento não letais. Também se destacam entre os pontos de evolução o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos guardas e a chegada do videomonitoramento para a Cidade, essencial para a melhoria da Segurança Pública e dos serviços prestados à população.

“Também estamos trabalhando para que, em breve, possamos ter um disque-denúncia para que a população possa contribuir para nossas ações de Segurança Pública, sem ter que se identificar. Queremos deixar um legado de muito trabalho, sem omissão”, destacou Marcus Rezende.

PRESENÇAS– Outras autoridades municipais também estiveram, dentre eles a primeira-dama, Adriana Borba, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aurora Siqueira, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Nestor Prado, secretário de Gestão Pública, Mário Baião, o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Maurício Henriques, a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis entre outros. O comandante da 3ª Cia, do 32ºBPM, capitão César Cremonezi e o primeiro sargento Melo, representante do Destacamento 2/9 do Corpo de Bombeiros Militar também se fizeram presentes.

 

 

Edigarde Rodrigues-Jornalista
Registro Profissional-40847/RJ

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here