Home Brasil Outubro Rosa tem Programação Educativa e Realização de Exames em Rio das...

Outubro Rosa tem Programação Educativa e Realização de Exames em Rio das Ostras

Rio das Ostras deu início esta semana à programação do Outubro Rosa, movimento voltado para a prevenção do câncer de mama, de colo de útero e promoção da Saúde da Mulher. A campanha inclui atividades nos postos, caminhada e realização de exames de diagnóstico e preventivos.

O cronograma completo das atividades será divulgado ao longo do mês no site e redes sociais oficiais do Município.

EXAMES – Uma parceria entre a Prefeitura e o Sesc está viabilizando a realização de mamografias e preventivos na Unidade Móvel Sesc Mulher, que está na Praça José Pereira Câmara, no Centro.

A Unidade Móvel Sesc Mulher deu início à realização das mamografias na terça, dia 4, de mulheres que já estavam aguardando agendamento. Assim que essas pacientes forem atendidas, a Unidade Móvel começa a realizar os novos exames.

Para realizar o exame na unidade móvel, as mulheres devem, antes, procurar a unidade de saúde mais próxima para consulta. Após o atendimento no posto de saúde, quando houver indicação, a paciente será encaminhada ao Coga – Coordenadoria de Gestão, Avaliação e Auditoria, com a solicitação médica em mãos.

No Coga, para agendar a mamografia, além do pedido médico, a moradora precisa apresentar CPF, Identidade, Cartão SUS e comprovante de residência no Município.

PROGRAMAÇÃO – Durante todo o mês de outubro, a Cidade se mobiliza para prevenção de doenças e promoção da Saúde da Mulher. Na programação estão previstas atividades em todas as unidades de saúde, começando nesta quinta, dia 6, com palestras sobre “Câncer de Mama e Fatores de Risco Ocupacionais”, às 9h e às 14h, na Unidade de Saúde de Boca da Barra.

                                 CORAÇÃO DA MULHER 

No dia 20 de outubro também foi programada uma caminhada em parceria entre o Programa HiperDia com GAE (Grupo de Apoio ao Emagrecimento) e o Programa Saúde do Idoso.

O evento une o Outubro Rosa com a Campanha “Coração da Mulher”, em atendimento à Lei Municipal 2522, de 2021, e chama a atenção para, além da prevenção do câncer de mama, os riscos cardiovasculares associados à hipertensão sem acompanhamento de saúde. A saída será às 8h30 da Praia da Tartaruga.

 

Unidade Móvel do Sesc Realiza Mamografias em Rio das Ostras

Ação faz parte da Campanha Outubro Rosa voltado para a prevenção do câncer de mama, de colo de útero e promoção da Saúde da Mulher

A unidade Móvel Sesc Mulher está estacionada na Praça José Pereira Câmara, em Rio das Ostras, para realização gratuita de mamografias. A ação integra a programação do Outubro Rosa em parceria com a Prefeitura viabilizando também a realização de preventivos. Os atendimentos seguem durante o mês primeiramente para as mulheres que já estavam agendadas e, depois, realizarão novos exames.

Quem precisar realizar o exame na unidade móvel, deve, antes, procurar a unidade de saúde mais próxima para consulta. Após o atendimento no posto de saúde, quando houver indicação, a mulher será encaminhada ao Coga – Coordenadoria de Gestão, Avaliação e Auditoria, com a solicitação médica em mãos.

Para agendar a mamografia, além do pedido médico, a moradora precisa apresentar CPF, Identidade, Cartão SUS e comprovante de residência no Município.

“É fundamental unir nossas ações em benefício à saúde da população. A Campanha Outubro Rosa permite que muitas mulheres tenham o diagnóstico precoce. O Sesc está atento a estas questões”, contou Marcelo Ayres, presidente do Sindicato do Comércio de Rio das Ostras.

                                          PROGRAMAÇÃO 

Durante todo o mês de outubro, a Cidade se mobiliza para prevenção de doenças e promoção da Saúde da Mulher. Na programação estão previstas atividades em todas as unidades de saúde, começando nesta quinta, dia 6, com palestras sobre “Câncer de Mama e Fatores de Risco Ocupacionais”, às 9h e às 14h, na Unidade de Saúde de Boca da Barra.

 

 

 

Jornalista Responsável
Edigarde Rodrigues-Jornalista
Registro Profissional-40847/RJ 

 

 

 

 

Fonte:
Bruno Pirozi
Jornalista-29741 MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here