Home Brasil Feriado de Tiradentes: cidade mineira é mergulho na história do Brasil e...

Feriado de Tiradentes: cidade mineira é mergulho na história do Brasil e do herói da Inconfidência

Solar da Ponte -Divulgação

Que tal aproveitar o feriado de Tiradentes para conhecer melhor a história do Brasil e do herói da Inconfidência? Ao mesmo tempo, curtir as belezas naturais e opções culturais e gastronômicas de uma das cidades mais visitadas de Minas Gerais? A cerca de 3h30 de Belo Horizonte, Tiradentes oferece tudo isso.

Pequena e charmosa, o município reúne no Centro histórico pérolas da arte barroca, incluindo obras de Aleijadinho, assim como igrejas e prédios coloniais. O Chafariz de São José, por exemplo, é um ponto que não pode ficar de fora: o local garantia o abastecimento das casas da cidade.

A Igreja do Rosário é uma das mais importantes e mais antigas da cidade. Na época da escravidão, era a única que permitida a entrada dos negros escravizados. Outra que deve ser visitada é a Igreja da Santíssima Trindade.

A principal, a Igreja Matriz de Santo Antônio, é considerada uma das maiores obras da arte barroca. A sua fachada foi projetada pelo próprio: Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Além da beleza da construção, de lá é possível ter uma visão panorâmica da cidade e da Serra de São José, que emoldura a cidade. Não deixe de tirar uma foto embaixo do Ipê (árvore onipresente em Tiradentes) que fica do lado da igreja.

Parada obrigatória também é a Rua Direita, que possui atrações diversas, desde lojas de artes, roupas, até cafés aconchegantes e charmosos. De Tirandentes também é possível pegar uma maria fumaça até São João Del-rei, outra cidade histórica famosa na cidade. A locomotiva, que funciona aos fins de semana, ainda oferece um passeio único pelo verde da Mata Atlântica ao longo do seu trajeto.

Onde ficar

Para curtir tudo isso no clima da cidade, a opção para hospedagem é o Solar da Ponte, a primeira pousada instalada por lá que, desde 1972, oferece um serviço aconchegante e eficiente e dentro de um casarão histórico típico da cidade. O chá da tarde é um dos destaques dessa hospedagem.

Além do lazer nos jardins da propriedade, da piscina no verão e da lareira no inverno, o Solar, que é parte do guia Roteiros de Charme, publicação da associação que reúne empreendimentos de luxo focados em sustentabilidade, também oferece passeios culturais, como aos ricos monumentos do barroco mineiro e aos estúdios de artistas contemporâneos, lojas de artesanato e a famosa culinária local. www.solardaponte.com.br/

 

Jornalista Responsável: Edigarde Rodrigues
Registro Profissional-40847/RJ

Fonte: Beth Brusco
Arteiras Comunicação

 

 

[Mensagem cortada]  Exibir toda a mensagem

Um anexo • Anexos verificados pelo Gmail

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here