Home Brasil Mais água para Macaé: Cedae avança nas obras para melhoria do abastecimento.

Mais água para Macaé: Cedae avança nas obras para melhoria do abastecimento.

CEDAE-Divulgação

As obras de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Santana, em Macaé, seguem avançando. O sistema, que atende 255 mil pessoas no município e em parte de Rio das Ostras, recebe investimento de R$ 7 milhões para pacote de melhorias operacionais, previsto para ser concluído em dezembro deste ano.

A etapa atual consiste na reforma dos filtros da ETA, que vai aumentar a eficiência do processo de filtragem e do sistema de limpeza dos equipamentos. As intervenções incluem a substituição do leito filtrante e a instalação de reservatórios para a lavagem dos filtros.

– A revitalização dos filtros vai reduzir o consumo de água tratada durante o processo de lavagem. Essa água que será economizada poderá ser distribuída para a população, aumentando a oferta para a região – pontua André Oliveira, gerente da Região Litorânea Norte da Cedae.

Outras obras em andamento incluem a construção de duas travessias de tubulação sobre os canais do Capote e Jundiá, que vão transportar a água bruta em novo trecho e aumentar a produção na estação, e o assentamento de tronco distribuidor de água tratada de 1.842 metros no bairro Lagomar, que vai ampliar o abastecimento para mais de 25 mil moradores.

Ações nos bairros Virgem Santa, Jardim Guanabara e Verdes Mares

No bairro Virgem Santa, a Cedae concluiu obra de interligação de 1,2 km de adutora de água bruta, garantindo mais estabilidade no transporte da água do manancial de captação até a ETA Macaé.

Já nos bairros Jardim Guanabara e Verdes Mares foi implantado um Distrito de Medição e Controle (DMC) para dimensionar e corrigir as perdas de água na extensão da rede de abastecimento.

 

Jornalista Responsável: Edigarde Rodrigues
Registro Profissional-40847/RJ

Fonte: CEDAE COMUNICAÇÃO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here