Home Brasil No Mês do Meio Ambiente, Roteiros de Charme lança campanha com seus...

No Mês do Meio Ambiente, Roteiros de Charme lança campanha com seus hotéis sustentáveis

Dedicada há 30 anos a implementar, no setor de hospedagem, um código de ética e conduta ambiental que leva, inclusive, a chancela da ONU, a Associação Roteiros de Charme lança a campanha institucional “Viajante Consciente prioriza Hotéis Sustentáveis”, que busca chamar atenção para a urgência da sociedade de abraçar a pauta da Ação climática para a sustentabilidade e bem estar da humanidade.

A relação entre turismo e sustentabilidade nunca esteve tão em alta. Três anos após o início de uma pandemia que mudou completamente a relação das pessoas com o meio ambiente, os impactos resultantes do “estilo” de desenvolvimento global sobre o meio natural e social, a economia e, acima de tudo, sobre o clima do planeta ganha destaque nas empresas de todos os setores. O meio empresarial adota a sigla ESG para referir-se a todo o conjunto de ações necessárias ao enfrentamento desse enorme desafio que é a correção de rumo do desenvolvimento visando a almejada sustentabilidade. A temática do ESG vira palavra de ordem no Turismo.

A sustentabilidade da vida no planeta está seriamente ameaçada. É necessário agir agora para evitar que o aquecimento global atinja níveis insuportáveis num futuro próximo. Diante deste quadro, nos confrontamos hoje com a demanda por ‘Ação Climática’, termo que busca enfatizar a devida urgência em atuar para a reversão das práticas impactantes do meio ambiente ainda correntes em diversos setores econômicos, incluindo o Turismo. É isso que propomos com a campanha, sensibilizar o viajante para que ele priorize destinos e meios de hospedagem que estão comprometidos com o bem-estar de sua comunidade e a preservação do ambiente natural, cultural, histórico onde estão inseridos”, convida o diretor de Meio Ambiente da Roteiros de Charme, Luiz Penna.

A Roteiros de Charme foi fundada em 1992, sob inspiração da Conferência Mundial das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a ECO 92. A associação teve uma iniciativa pioneira no Brasil ao criar, em 1999, seu Código de Ética e Conduta Ambiental, desenvolvido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), organismo da ONU responsável por Meio Ambiente.

Em sintonia com as orientações dos organismos da ONU e da Agenda 2030, Luiz Penna elenca algumas das práticas ao alcance dos meios de hospedagem e atividades de Turismo engajados com a sustentabilidade do planeta:   Uso de placas solares para o fornecimento de energia elétrica;   Gestão ecológica do lixo, aumentando a reutilização e reciclagem e diminuindo a quase zero o lixo a descartar em aterros; Gestão racional do consumo de energia e água no hotel; Prioridade às compras de insumos e alimentos produzidos localmente; Envolvimento com colaboradores e parceiros em iniciativas de valorização da cultura local nos destinos turísticos.

 Para quem é sensível à causa e deseja priorizar hotéis sustentáveis em sua próxima viagem, a Roteiros de Charme dispõe de um guia de viagem que congrega 63 hotéis em 17 estados brasileiros. As informações também estão disponíveis no aplicativo da associação. A ferramenta, além de apresentar os destinos de Norte a Sul do país, também traz benefícios e promoções de última hora, com vantagens que vão desde um upgrade de quarto até diárias grátis.

O enfrentamento da crise climática em que estamos mergulhados só será viável a partir de ações urgentes e efetivas dos governos e empresas tendo a cooperação e comprometimento da sociedade.  Roteiros de Charme faz um chamamento a todos os seus associados, hóspedes, visitantes, colaboradores, parceiros e comunidades locais para o engajamento em ação climática nos nossos destinos. Nossos hotéis são importantes exemplos de sustentabilidade. Eles podem e devem atuar como multiplicadores desta causa, e levar esta mensagem para seus hóspedes. Viajante Consciente prioriza Hotéis Sustentáveis!”defende o presidente da Associação Roteiros de Charme, Helenio Waddington.

 

 

Jornalista Responsável: Edigarde Rodrigues
Registro Profissional-40847/RJ

Fonte: Beth Brusco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here