Home Evento é o maior do gênero na América Latina e está no Top 10 dos maiores do mundo

Evento é o maior do gênero na América Latina e está no Top 10 dos maiores do mundo

Spiro Giro

Falta pouco para o início do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. Para comemorar a 20ª edição, a Prefeitura Municipal, Fundação de Cultura e Ministério da Cultura promoverão mais de 30 shows gratuitos, com músicos nacionais e internacionais, entre os dias 30 de maio e 2 de junho.

Os shows gratuitos acontecerão em cinco palcos, localizados nos principais pontos turísticos da Cidade: Concha Acústica da Praça São Pedro (11h15), Lagoa de Iriry (14h30), Boca da Barra (17h15), Cidade do Jazz, em Costazul (20h) e Espaço Arthur Maia, também dentro da Cidade do Jazz (20h30).

Nesta edição comemorativa, o Festival vai receber seis atrações inéditas em Rio das Ostras, como a contrabaixista polonesa Kinga Glyk; o pianista e cantor australiano Lachy Doley Trio – que se apresentará pela primeira vez no Brasil – e os músicos Romero Lubambo, Rodney Holmes, Otmaro Ruiz e Mohine Dey, que juntos são ganhadores de mais de seis Grammys e estarão lado a lado no palco pela primeira vez; além do guitarrista Eddie Pimentel; o baixista Celso Pixinga e o show “Nasi in Blues”, com o vocalista do Ira!, Marcos Valadão, o Nasi.

Das atrações que já passaram pelos palcos de Rio das Ostras, estarão de volta o grupo americano de jazz fusion Spyro Gyra, que neste ano completa 50 anos; os guitarristas americanos Kenny Brown e Tommy Castro; o contrabaixista camaronês Richard Bona; o americano James Carter; a banda Afrojazz, entre outros.

SHOW EXTRA – Entre as novidades deste ano está um show extra, que acontecerá na quinta-feira, dia 30, às 15h, no Parque Municipal, em Mar do Norte.

O atrativo turístico será entregue à população totalmente revitalizado e entrará no “clima” do Festival com a apresentação do grupo de música instrumental Macahiba Jazz.

20 EDIÇÕES DE SUCESSO – O Rio das Ostras Jazz & Blues chega à sua 20ª edição com o título de festival com o maior número de edições já realizadas até hoje, dentro desses gêneros, além de ser proclamado pela mídia especializada como o maior festival de jazz e blues da América Latina e um dos 10 maiores do mundo.

Quem diria que aquele evento que começou nas areias da Praia de Costazul, em 2003, completaria 20 edições, com reconhecimento mundial. Nessa trajetória, o Festival contabiliza mais de 600 shows de artistas nacionais e internacionais, um público total de mais de 1,2 milhão de espectadores, tornando-se o mais importante evento para a economia de Rio das Ostras.

“É com muito orgulho que realizamos essa edição número 20, com grandes atrações. Muito mais que um evento de música, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival é fundamental para a economia do Município. Em pesquisas realizadas nos últimos anos, identificamos que o evento injeta, em média, R$ 8 milhões na economia da Cidade”, conta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Igor Pessanha.

O Festival, que deu ao Município o título de “Capital Estadual do Jazz & Blues” desde 2011, deve atrair milhares de turistas, que aproveitarão para curtir boa música e desfrutar dos serviços turísticos da Cidade no feriadão de Corpus Christi.

A programação completa do Festival pode ser conferida nas redes sociais e no site da Prefeitura de Rio das Ostras.

O Rio das Ostras Jazz & Blues Festival é uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras, Fundação Rio das Ostras de Cultura, Ministério da Cultura e Experimente Rio das Ostras; correalização Sindicomércio; apresentação do Sesc RJ e Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal; patrocínio Seagems, Oceânica, Cateno, Vallourec, OEG Offshore, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa; produção musical Azul Produções Artísticas; apoio cultural Paiol e Nova Estrela; e apoio Rio+ Saneamento, SAAE, Montreal, Like Produtora e Rádio MEC. O evento faz parte do Circuito Sesc Jazz & Blues.

Jornalista Responsável: Edigarde Rodrigues-DRT-008740-RJ

Fonte: Asconti rio das ostras